Musicalização Grupo

A Musicalização Infantil em Grupo é uma aula semanal de 40 minutos, em grupo de até 6 crianças,  que tem como objetivo desenvolver de forma lúdica a linguagem musical, respeitando cada fase da infância e seu desenvolvimento psicológico, social e motor.

As aulas precisam ser em grupo, as crianças aprendem melhor vendo outras crianças e também precisam desenvolver aspectos sociais importantes nessa fase.

  Temos a Musicalização Infantil para Bebês a partir dos 6 meses, logo que a criança já possa sentar sozinha já estaria apta a iniciar.

  Nessas aulas as crianças passam por várias fases de desenvolvimento,  juntas irão desenvolvendo vários aspectos importante e estando em grupo o estímulo acontece entre elas e com a orientação do professor.

  Durante as aulas é importante um adulto de confiança da criança junto nas aulas. A música será uma ferramenta para a criança praticar várias atividades que ajudam no desenvolvimento através de estímulos, conceitos e experimentações.

  Os benefícios desse desenvolvimento são amplamente comprovados por profissionais da ciência da cognição humana.

  Conforme a criança vai crescendo e desenvolvendo em todos os aspectos da sua infância,  as atividades musicais vão se tornando mais complexas e desafiadoras, mas sempre de forma lúdica e agradável. Os experimentos aumentam, a linguagem musical vai sendo apresentada e logo já conseguem acompanhar as músicas ritmicamente, cantarolando e se expressando.

  Nessa nova fase a criança já não precisa do acompanhamento do adulto e junto com a professora e a turma,  a criança  desenvolve os conceitos musicais mais elementares como a Altura, Duração, Intensidade e o Timbre.

  Muitas escolas regulares oferecem a Musicalização nos seus currículos, a diferença de fazer em uma escola de música, é que o foco na linguagem musical e na preparação de ir para um instrumento musical é maior e mais completa.

  Nas aulas de música a musicalização infantil estará direcionado o aluno, para até os 6 anos de idade, ler partituras musicais simples, tocar um instrumento musical, desenvolver a percepção musical e poder conviver num ambiente rico musicalmente com experiências musicais muito direcionadas.

  Todo esse processo facilita a vida do aluno para o aprendizado de um ou mais instrumentos musicais, ajuda na escolha do seu instrumento principal e desenvolve uma cadeia de aprendizados que torna fácil fazer outros instrumentos musicais.

  Essa alfabetização musical também é acompanhada da percepção musical, desenvolvimento crítico musical, habilidades técnicas motoras e conhecimento da partitura musical, qualidades que irão acompanhar a criança por toda a sua vida musical.

  As qualidades físicas do som trabalhadas são:

  • altura do som, dando ao aluno a capacidade de reconhecer diferentes alturas de som (grave, médio e agudo),
  • intensidade (volume, força de execução, pressão sonora),
  • duração (o som dentro de sua duração no tempo) e timbre (reconhecimento de instrumentos pela sua tessitura).
  • timbre (reconhecimento da tessitura musical, identidade sonora de cada instrumento).

  Com 5 para 6 anos de idade o aluno já experimentou a linguagem musical em vários aspectos, experimentou vários instrumentos musicais e está apto a escolher o seu instrumento musical principal.

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